Dr. José Freitas Diniz

Director Clínico, Psicoterapeuta, Medicina Integrativa

José Freitas Diniz nasceu em 1959, na Praia da Vitória, Ilha Terceira Açores. Psicoterapeuta, Professor e Investigador em Saúde Mental. Tem formação nas áreas da Psicologia, Teologia, Acupuntura e Naturopatia. Possui formação especializada em Psicopedagogia (UCP - Universidade Católica Portuguesa), Desenvolvimento Pessoal e Social (ESE – Escola Superior de Educação de Lisboa), Hipnose em Clínica Médica (FML – Faculdade de Medicina de Lisboa), Aconselhamento e Psicoterapia (SPPB – Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves) e Bioética (vertente Antropologia da Saúde, Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa).

A sua actividade profissional passa por estágios no COPE – Centro de Orientação Profissional Escolar e pela Cimpor, Cimentos Portugal na área da Psicologia do Trabalho. Foi Professor de Deficientes Auditivos no Instituto de Surdos da Imaculada Conceição e no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa), onde foi também Coordenador do Centro Orientação e Formação Profissional e Coordenador da disciplina de Educação Ética e Social. Exerce desde 1981 atividade docente sendo professor efectivo do Ministério de Educação. De outubro de 1992 a agosto de 2007 foi requisitado pelo Ministério da Saúde, tendo trabalhado no Hospital Júlio de Matos onde exerceu funções de Capelão/Assistente Espiritual, Psicólogo/Psicoterapeuta, Coordenador da Comissão de Humanização e Qualidade dos Serviços de Saúde do HJM, Vice-Presidente da Comissão de Ética e Coordenador do NET (Núcleo Educativo Terapêutico). Exerceu ainda funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Tem exercido actividade docente no Ensino Superior como professor convidado/colaborador em várias Escolas Superiores de Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Piaget e Universidade Lusófona.

O seu gosto pela Filosofia e Medicina Oriental, e para complementar a sua formação em Medicina Naturopática, levou-o a diplomar-se em Acunpuntura e Moxibustão, sendo reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e pela Federação Mundial de Acunpuntura e Moxibustão.

Interesses de investigação: Medicina Integrativa; Estados Modificados de Consciência; Etnomedicina e Antropologia da Saúde; Bioética e Neuroética; Psicologia e Espiritualidade.

É membro de várias associações e sociedades científicas nacionais e internacionais no âmbito do Aconselhamento, Psicologia, Ética e Medicina, áreas sobre as quais tem proferido palestras, conferências e escrito artigos em várias publicações.

 

Catarina Lourenço

Musicoterapeuta, Psicoterapeuta Corporal

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em 2000. Membro efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (com a cédula profissional n.º 5357), desde a sua criação.

 

O gosto pela música e o fascínio pelo desenvolvimento pessoal de quem procura a concretização de sonhos ou espera desenvolver competências desafiantes levou a que realizasse Mestrado em Musicoterapia pelo Instituto Superior de Estudios Psicológicos, em Barcelona (2007-2009).

 

Realiza atendimento psicoterapêutico no âmbito do Curso de Pós graduação em Psicoterapia Somática em Biossíntese, pelo Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese (CPSB), centro reconhecido pelo International Foundation for Biosynthesis (IFB), pela European Association for Psychoterapy (EAP) e certificado pela DGERT. É também Professora Assistente na Pós graduação em Psicoterapia Somática em Biossíntese, neste Centro.

 

Está a terminar duas Especializações: Terapia de Casal e Psicossomática e Epigenética, ambas certificadas pela DGERT, o que lhe permite ampliar as competências no atendimento individual, de casal e de grupos específicos.

 

Outras certificações:

Musicoterapia nos Distúrbios Alimentares, pelo Centre Auca (Barcelona)

Formação de formadores, pelo IEFP

Dynamic Coaching, pela GO4Consulting

Formação em Técnicas Terapêuticas - Toque e Massagem, pelo CPSB

 

Daniela Alves

Massagem Healing  & Wellness

Devido à sua paixão pela Natureza e Ciência, a sua formação base foi em Engenharia do Ambiente (Instituto Superior Técnico). 
 

Contudo, a linguagem do toque, escuta e cuidado do outro sempre fez parte dela, pelo que se dedicou ao estudo de várias técnicas manuais e holísticas: 

- curso de Massagem de Relaxamento (Regina Santos);

- os cursos de Reiki I e II (Joel Batista)
- curso de Massagem Ayurvédica (Dr. Vaidya Swami Nath Mishra);
- atelier de Plantas, Aromas e Óleos de Massagem, (Fernanda Botelho, Museu do Oriente); 
- workshop de Massagem Biodinâmica  (Maria Antonieta Silva, Asas e Raízes);
- formação de Técnicas Terapêuticas - Massagem Integrativa (Sandra Veiga e Teresa Madeira, Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese);
- curso de Reflexologia Podal Oriental (Tânia Guerreiro, Instituto Português de Naturologia)

- curso de Drenagem Linfática Manual (Luizete Miranda)
- curso de Tantra Yoga e Meditação, módulos I, II e III (Associação Ananda Marga)
- formação de Praticante Avançado de Xamanismo (Paulo Brito, Escola de Xamanismo Raiz)

- variados workshops de Biossíntese, como por exemplo: "Relaxamento - Tipos, Graus e Técnicas Integrais", " A Linguagem Corporal e a Expressão do Eu", "Trauma", "Este corpo que nos fala - psicossomática" (Maria del Mar, Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese)

A massagem que faz reflecte tudo aquilo que é e vai aprendendo, integrando nas sessões todas as ferramentas que se revelarem necessárias no sentido de uma maior saúde, equilíbrio e bem-estar de quem a procura, nos vários níveis, físico, psicológico, emocional e energético.
Sente que o corpo do outro é mesmo um templo que merece todo o respeito, cuidado e amor e com o qual tem o privilégio de dialogar profunda e nutridoramente, sobretudo com as mãos.  

 

Joana Brua

Fisioterapeuta, Osteopata, Terapia Sacro Craneana

Natural de Lisboa, realizou a Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL – IPL), interagindo desde logo com a realidade holística e global na avaliação e tratamento dos pacientes.

 

No início da sua actividade profissional, trabalhou como fisioterapeuta clínica em Lisboa, tendo realizado formações complementares na área da Terapia Manual – Avaliação, Diagnóstico e Tratamento, que lhe permitissem trazer para a prática aquilo que teoricamente já conhecia e fazia – observar o ser humano como um todo, integrando todas as suas valência no processo terapêutico.

 

Naturalmente, surgiu o curso de Terapia Sacro Craniana, que realizou completando a certificação internacional pelo Instituto Upledger Portugal (IUP). Este trouxe-lhe ferramentas subtis que trabalham a nível profundo, permitindo equilibrar o sistema de autorregulação do corpo e normalizar o sistema nervoso autónomo, com benefício para inúmeras condições físicas e emocionais. Incluiu com facilidade esta Terapia nas suas consultas e, ao explorar e observar os resultados na sua prática clínica, decide iniciar os estudos da Libertação Somato Emocional (IUP) e assim poder chegar mais profundamente às causas e origens das condições clínicas apresentadas por cada pessoa.

 

A sua abordagem holística integrativa da Terapia Manual, lançou-a também no estudo da Libertação Miofascial – Método Rolf, e levou-a a completar o 1º ano de estudos de Osteopatia na Escola de Osteopatia de Madrid (EOM – Portugal).

 

Tem como principal objectivo da sua actividade adaptar-se a cada pessoa que lhe chega, tratando o paciente para além da sua sintomatologia física, integrando na terapia todos os aspectos da sua vida, visando e potenciando o bem-estar físico, mental, emocional e energético.

 

Joana Pitta Groz 

Terapia da Fala, Leitura de Aura

Desde cedo movida pelo desejo de se envolver nas dinâmicas comunicacionais, começa por fazer formação em Dança e em Teatro. Aqui já era evidente para si a necessidade de conhecer e dominar as várias possibilidades de comunicação, e o teatro, como arte de comunicação total cumpriu cabalmente as suas expectativas.

A necessidade de integrar o trabalho em comunicação na sua vida profissional, leva-a a seguir o Curso de Terapêutica da Fala na Escola de Reabilitação do Alcoitão, na qual, depois de concluído o curso, ficou como docente das disciplinas de “Patologia e Terapêutica da Comunicação Verbal nas Perturbações Periféricas” e “ Fonética e Fonologia” a par com a supervisão de estágios, até1989. Na área da Fonética fez também formação na Universidade de Estocolmo.

Desenvolve actividade como Terapeuta da Fala em diferentes contextos profissionais, desde clínica privada, a serviços públicos integrada em equipas multidisciplinares, e com diferentes populações de utentes com perturbações da comunicação e da relação, integrando muitas outras formações complementares que foi realizando, das que se destacam o Curso de Formação de Docentes para a Área Pedagógica da Voz pela Prof. Gudrum Kahle da Escola Superior de Música e Teatro de Rostock e o 1º ano de formação em Análise de Movimento Método Cary Rick, com o Prof. Cary Rick. Este percurso capacita-a de forma particularmente desenvolvida e consistente para envolver os seus utentes num trabalho que envolve todo o corpo, as dinâmicas psicológicas associadas, e a gestão da energia global da pessoa.

Trabalha também com situações específicas que não se associam a patologia, como actores, professores, e outros profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

Numa evolução natural do trabalho que desenvolveu, explora a comunicação a nível da energia da pessoa, tendo feito o curso de Leitura de Aura que tem sido o foco da sua actividade profissional em diversos pontos do país desde 2007. Tem também formação em PSE – Projecção Sensorial Efectiva (ESP Silva Method).

 

João Paulo Albuquerque

Psiquiatra

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa; Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental desde 1997, com formação no hospital Júlio de Matos; Formação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica (formação teórica e supervisão); Frequência de "Work-Shops" de Análise do Movimento, Formação de Sensibilização à Análise do Movimento (total de 48 horas, em 12 módulos); Ano Um do Curso de Análise do Movimento pelo Instituto Cary Rick (Áustria); Coordenador da Actividade de Dança Terapêutica no Hospital de Dia do Hospital Júlio de Matos entre 1992 e 1996; Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Dr. José M.ª Grande – Portalegre (DPSM) entre 1998 e 2008, onde, a par da actividade clínica base de consulta externa, apoio ao internamento de agudos e de evolução prolongada, e urgência psiquiátrica, desenvolve as seguintes actividades: orientação de grupo de psicoterapia semanal; consultadoria aos colegas de clínica geral e familiar dos Centros de Saúde do Distrito de Portalegre; supervisão aos técnicos do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Politécnico de Portalegre; supervisão e acompanhamento de casos do “CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental”; apoio à Área de Atendimento Infanto-Juvenil do DPSM de Portalegre; Director Clínico do Centro de Recuperação D. Manuel Trindade Salgueiro, no Assumar – Monforte, desde 1998; Monitor de Anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 19885/86 e 1986/87; Assistente de Anatomia e Fisiologia na Escola Superior de Enfermagem de Évora em 1990/91 e 1991/92; Assistente da disciplina de Patologia Psiquiátrica na Escola Superior de Saúde de Portalegre de 1996/1997 a 2000/2001; Formador na Pós-Graduação em “Estratégias e Intervenções em Situações de Crise e Emergência” da Escola Superior de Saúde de Portalegre; Personalidade Externa do Conselho de Representantes da Escola Superior de Educação de Portalegre desde 2009; Realiza formações regulares nas escolas e centros de saúde do Distrito de Portalegre desde 1998; Publicou artigos científicos na área da reabilitação e psiquiatria; Integrou a comissão organizadora de seis congressos de psiquiatria nacionais, e um de saúde escolar.

 

Sandra Pereira Barros

Psicóloga

Nascida e criada em Lisboa, licenciou-se em Psicologia (vertente Psicologia da Saúde). Tem também formação em Aconselhamento pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica.

 

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula profissional n.º 3477, teve como um dos maiores desafios profissionais e pessoais o trabalho no IPO (Instituto Português de Oncologia) aquando do estágio curricular. Também a passagem pelo Hospital Júlio de Matos ajudou a reforçar o gosto pela saúde mental e a desenvolver o know how nesta área.

 

Tem adquirido uma diversa e rica experiência profissional, que inclui clínica privada e que se estende também a atividades no âmbito da Educação e Arte, tendo inclusive exercido funções de técnica do serviço educativo do Museu Nacional de Arte Antiga.

 

Devido ao gosto pelo trabalho com crianças e jovens, desde 2005 exerce funções como psicóloga numa escola secundária (Escola Secundária de Leal da Câmara – Rio de Mouro), sendo também a coordenadora do Gabinete de Inserção Profissional. Tem sido responsável pelo acompanhamento psicopedagógico a alunos, professores e funcionários, individualmente e/ou em grupo. Presta apoio a alunos em situações de dificuldade escolar e psicossocial, utilizando ferramentas de apoio que previnam e combatam o insucesso, absentismo/abandono escolar e que promovam o bem-estar físico, psíquico e social. Exerce ainda atividades no domínio da orientação escolar e profissional, contactando muito proximamente com outros organismos relacionados (Juntas de Freguesia, IEFP, etc.), orientando, encaminhando e apoiando no percurso escolar e profissional.

 

Formadora certificada com o Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP), desenvolve diversas ações relativas ao Desenvolvimento Pessoal e Social, Técnicas de Procura de Emprego, Perturbação de Défice de Atenção com Hiperatividade, Orientação Escolar, entre outras.

Desde cedo a música fez parte integrante da sua vida, tendo concluído o Curso Complementar de Piano e participado até à data em inúmeras atividades culturais e musicais (concertos, coros, óperas, direção de cena, nas mais importantes salas de espetáculo da capital como CCB, Coliseu e Teatro Nacional de São Carlos). Sempre conseguiu coordenar as suas duas áreas de formação: a psicologia e a música, tendo lecionado expressão musical a um público infantil (creche, jardim de infância e 1º ciclo) desde 2004. A integração das duas áreas tornou-se inevitável, manifestando-se no crescente interesse pela Musicoterapia.

 

Sofia Lobo Cera

Consultora de Feng Shui

Sofia Lobo Cera desenvolve a sua atividade como Consultora Profissional de Feng Shui Clássico, oferecendo aos seus clientes consultas bastante completas e apoiando-os na sua implementação. Autora do livro «Mude a Sua Casa, Enriqueça a Sua Vida», colabora também com a Escola Nacional de Feng Shui onde é professora e onde progride nos seus estudos avançados. Desenvolve workshops e mantém ainda a escrita de artigos e a edição da sua newsletter.

Licenciada em 2002 em Engenharia Química – Ramo Ambiente e Qualidade pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), trabalhou em diversas áreas da sua licenciatura, obteve experiência profissional nas áreas de construção civil, fabril, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos e em certificação e auditorias Lean.

O seu interesse e entusiasmo por Feng Shui levou-a a considerar a sua praxis profissional como uma mais valia no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Embora já lesse sobre o tema desde 1998, foi em 2008 que iniciou os seus estudos na Escola Nacional de Feng Shui, em Portugal, tendo obtido o seu primeiro diploma profissional em 2010. Em 2016 obteve a sua Acreditação Internacional pela Feng Shui Society, à qual fazem parte os melhores consultores de Feng Shui do mundo.

 

© 2017 Clínica Serenum

Lisboa - 91 723 97 54

  • facebook