Dr. José Freitas Diniz

Director Clínico, Psicoterapeuta, Medicina Integrativa

José Freitas Diniz nasceu em 1959, na Praia da Vitória, Ilha Terceira Açores. Psicoterapeuta, Professor e Investigador em Saúde Mental. Tem formação nas áreas da Psicologia, Teologia, Acupuntura e Naturopatia. Possui formação especializada em Psicopedagogia (UCP - Universidade Católica Portuguesa), Desenvolvimento Pessoal e Social (ESE – Escola Superior de Educação de Lisboa), Hipnose em Clínica Médica (FML – Faculdade de Medicina de Lisboa), Aconselhamento e Psicoterapia (SPPB – Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves) e Bioética (vertente Antropologia da Saúde, Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa).

A sua actividade profissional passa por estágios no COPE – Centro de Orientação Profissional Escolar e pela Cimpor, Cimentos Portugal na área da Psicologia do Trabalho. Foi Professor de Deficientes Auditivos no Instituto de Surdos da Imaculada Conceição e no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa), onde foi também Coordenador do Centro Orientação e Formação Profissional e Coordenador da disciplina de Educação Ética e Social. Exerce desde 1981 atividade docente sendo professor efectivo do Ministério de Educação. De outubro de 1992 a agosto de 2007 foi requisitado pelo Ministério da Saúde, tendo trabalhado no Hospital Júlio de Matos onde exerceu funções de Capelão/Assistente Espiritual, Psicólogo/Psicoterapeuta, Coordenador da Comissão de Humanização e Qualidade dos Serviços de Saúde do HJM, Vice-Presidente da Comissão de Ética e Coordenador do NET (Núcleo Educativo Terapêutico). Exerceu ainda funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Tem exercido actividade docente no Ensino Superior como professor convidado/colaborador em várias Escolas Superiores de Enfermagem, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Piaget e Universidade Lusófona.

O seu gosto pela Filosofia e Medicina Oriental, e para complementar a sua formação em Medicina Naturopática, levou-o a diplomar-se em Acunpuntura e Moxibustão, sendo reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e pela Federação Mundial de Acunpuntura e Moxibustão.

Interesses de investigação: Medicina Integrativa; Estados Modificados de Consciência; Etnomedicina e Antropologia da Saúde; Bioética e Neuroética; Psicologia e Espiritualidade.

É membro de várias associações e sociedades científicas nacionais e internacionais no âmbito do Aconselhamento, Psicologia, Ética e Medicina, áreas sobre as quais tem proferido palestras, conferências e escrito artigos em várias publicações.

 

Daniela Alves

Massagem Healing & Wellness

Devido à sua paixão pela Natureza e Ciência, a sua formação base foi em Engenharia do Ambiente (Instituto Superior Técnico). 
 

Contudo, a linguagem do toque, escuta e cuidado do outro sempre fez parte dela, pelo que se dedicou ao estudo de várias técnicas manuais: 

- curso de Massagem de Relaxamento (Regina Santos);
- curso de Massagem Ayurvédica (Dr. Vaidya Swami Nath Mishra);
- workshop de Massagem Biodinâmica  
(Maria Antonieta Silva, Asas e Raízes);
- formação de Técnicas Terapêuticas - Massagem Integrativa
(Sandra Veiga e Teresa Madeira, Centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese);
- curso de Reflexologia Podal Oriental
(Tânia Guerreiro, Instituto Português de Naturologia);
- curso de Drenagem Linfática Manual
(Luizete Miranda);
- Workshop de Introdução à Libertação Miofascial, (
Luísa Sousa Martins, ESMTC).

Dedicou-se igualmente ao estudo de outras ferramentas de desenvolvimento pessoal e bem-estar:

- cursos de Reiki I e II (Joel Batista);
- atelier de Plantas, Aromas e Óleos de Massagem 
(Fernanda Botelho, Museu do Oriente);
- workshops de Aromaterapia Básica, Emocional, Energética e Holística
(Jonathan Benavides)
- curso de Tantra Yoga e Meditação, módulos I, II e III (Associação Ananda Marga);

- formação de Praticante Avançado de Xamanismo (Paulo Brito, Escola de Xamanismo Raiz);

- workshops de Biossíntese: "Relaxamento - Tipos, Graus e Técnicas Integrais", " A Linguagem Corporal e a Expressão do Eu", "Trauma", "Este corpo que nos fala - psicossomática" (Maria del Mar, CPSB);
-
Seminário de Um Ano em Rebirthing (Marinélia Facote);
Workshops Avançados de Inteligência Emocional (Ricardo Cabete, Emotion Talks);
- Curso de Terapia de Som (Cidália Gonçalves).

Disponibiliza, assim, as Sessões Healing & Wellness que visam a Harmonia Integral do Ser. São sessões holísticas personalizadas, cuja base é a massagem, e que promovem a saúde e equilíbrio ao nível físico, mental, emocional e energético.

 

Joana Brua

Fisioterapeuta, Osteopata, Terapia Sacro Craneana

Natural de Lisboa, realizou a Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL – IPL), interagindo desde logo com a realidade holística e global na avaliação e tratamento dos pacientes.

 

No início da sua actividade profissional, trabalhou como fisioterapeuta clínica em Lisboa, tendo realizado formações complementares na área da Terapia Manual – Avaliação, Diagnóstico e Tratamento, que lhe permitissem trazer para a prática aquilo que teoricamente já conhecia e fazia – observar o ser humano como um todo, integrando todas as suas valência no processo terapêutico.

 

Naturalmente, surgiu o curso de Terapia Sacro Craniana, que realizou completando a certificação internacional pelo Instituto Upledger Portugal (IUP). Este trouxe-lhe ferramentas subtis que trabalham a nível profundo, permitindo equilibrar o sistema de autorregulação do corpo e normalizar o sistema nervoso autónomo, com benefício para inúmeras condições físicas e emocionais. Incluiu com facilidade esta Terapia nas suas consultas e, ao explorar e observar os resultados na sua prática clínica, decide iniciar os estudos da Libertação Somato Emocional (IUP) e assim poder chegar mais profundamente às causas e origens das condições clínicas apresentadas por cada pessoa.

 

A sua abordagem holística integrativa da Terapia Manual, lançou-a também no estudo da Libertação Miofascial – Método Rolf, e levou-a a completar o 1º ano de estudos de Osteopatia na Escola de Osteopatia de Madrid (EOM – Portugal).

 

Tem como principal objectivo da sua actividade adaptar-se a cada pessoa que lhe chega, tratando o paciente para além da sua sintomatologia física, integrando na terapia todos os aspectos da sua vida, visando e potenciando o bem-estar físico, mental, emocional e energético.

 

Joana Pitta Groz 

Terapia da Fala, Leitura de Aura

Desde cedo movida pelo desejo de se envolver nas dinâmicas comunicacionais, começa por fazer formação em Dança e em Teatro. Aqui já era evidente para si a necessidade de conhecer e dominar as várias possibilidades de comunicação, e o teatro, como arte de comunicação total cumpriu cabalmente as suas expectativas.

A necessidade de integrar o trabalho em comunicação na sua vida profissional, leva-a a seguir o Curso de Terapêutica da Fala na Escola de Reabilitação do Alcoitão, na qual, depois de concluído o curso, ficou como docente das disciplinas de “Patologia e Terapêutica da Comunicação Verbal nas Perturbações Periféricas” e “ Fonética e Fonologia” a par com a supervisão de estágios, até1989. Na área da Fonética fez também formação na Universidade de Estocolmo.

Desenvolve actividade como Terapeuta da Fala em diferentes contextos profissionais, desde clínica privada, a serviços públicos integrada em equipas multidisciplinares, e com diferentes populações de utentes com perturbações da comunicação e da relação, integrando muitas outras formações complementares que foi realizando, das que se destacam o Curso de Formação de Docentes para a Área Pedagógica da Voz pela Prof. Gudrum Kahle da Escola Superior de Música e Teatro de Rostock e o 1º ano de formação em Análise de Movimento Método Cary Rick, com o Prof. Cary Rick. Este percurso capacita-a de forma particularmente desenvolvida e consistente para envolver os seus utentes num trabalho que envolve todo o corpo, as dinâmicas psicológicas associadas, e a gestão da energia global da pessoa.

Trabalha também com situações específicas que não se associam a patologia, como actores, professores, e outros profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

Numa evolução natural do trabalho que desenvolveu, explora a comunicação a nível da energia da pessoa, tendo feito o curso de Leitura de Aura que tem sido o foco da sua actividade profissional em diversos pontos do país desde 2007. Tem também formação em PSE – Projecção Sensorial Efectiva (ESP Silva Method).

 

João Paulo Albuquerque

Psiquiatra

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa; Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental desde 1997, com formação no hospital Júlio de Matos; Formação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica (formação teórica e supervisão); Frequência de "Work-Shops" de Análise do Movimento, Formação de Sensibilização à Análise do Movimento (total de 48 horas, em 12 módulos); Ano Um do Curso de Análise do Movimento pelo Instituto Cary Rick (Áustria); Coordenador da Actividade de Dança Terapêutica no Hospital de Dia do Hospital Júlio de Matos entre 1992 e 1996; Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Dr. José M.ª Grande – Portalegre (DPSM) entre 1998 e 2008, onde, a par da actividade clínica base de consulta externa, apoio ao internamento de agudos e de evolução prolongada, e urgência psiquiátrica, desenvolve as seguintes actividades: orientação de grupo de psicoterapia semanal; consultadoria aos colegas de clínica geral e familiar dos Centros de Saúde do Distrito de Portalegre; supervisão aos técnicos do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Politécnico de Portalegre; supervisão e acompanhamento de casos do “CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental”; apoio à Área de Atendimento Infanto-Juvenil do DPSM de Portalegre; Director Clínico do Centro de Recuperação D. Manuel Trindade Salgueiro, no Assumar – Monforte, desde 1998; Monitor de Anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 19885/86 e 1986/87; Assistente de Anatomia e Fisiologia na Escola Superior de Enfermagem de Évora em 1990/91 e 1991/92; Assistente da disciplina de Patologia Psiquiátrica na Escola Superior de Saúde de Portalegre de 1996/1997 a 2000/2001; Formador na Pós-Graduação em “Estratégias e Intervenções em Situações de Crise e Emergência” da Escola Superior de Saúde de Portalegre; Personalidade Externa do Conselho de Representantes da Escola Superior de Educação de Portalegre desde 2009; Realiza formações regulares nas escolas e centros de saúde do Distrito de Portalegre desde 1998; Publicou artigos científicos na área da reabilitação e psiquiatria; Integrou a comissão organizadora de seis congressos de psiquiatria nacionais, e um de saúde escolar.

 

Sandra Pereira Barros

Psicóloga

Nascida e criada em Lisboa, licenciou-se em Psicologia (vertente Psicologia da Saúde). Tem também formação em Aconselhamento pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica.

 

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula profissional n.º 3477, teve como um dos maiores desafios profissionais e pessoais o trabalho no IPO (Instituto Português de Oncologia) aquando do estágio curricular. Também a passagem pelo Hospital Júlio de Matos ajudou a reforçar o gosto pela saúde mental e a desenvolver o know how nesta área.

 

Tem adquirido uma diversa e rica experiência profissional, que inclui clínica privada e que se estende também a atividades no âmbito da Educação e Arte, tendo inclusive exercido funções de técnica do serviço educativo do Museu Nacional de Arte Antiga.

 

Devido ao gosto pelo trabalho com crianças e jovens, desde 2005 exerce funções como psicóloga numa escola secundária (Escola Secundária de Leal da Câmara – Rio de Mouro), sendo também a coordenadora do Gabinete de Inserção Profissional. Tem sido responsável pelo acompanhamento psicopedagógico a alunos, professores e funcionários, individualmente e/ou em grupo. Presta apoio a alunos em situações de dificuldade escolar e psicossocial, utilizando ferramentas de apoio que previnam e combatam o insucesso, absentismo/abandono escolar e que promovam o bem-estar físico, psíquico e social. Exerce ainda atividades no domínio da orientação escolar e profissional, contactando muito proximamente com outros organismos relacionados (Juntas de Freguesia, IEFP, etc.), orientando, encaminhando e apoiando no percurso escolar e profissional.

 

Formadora certificada com o Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP), desenvolve diversas ações relativas ao Desenvolvimento Pessoal e Social, Técnicas de Procura de Emprego, Perturbação de Défice de Atenção com Hiperatividade, Orientação Escolar, entre outras.

Desde cedo a música fez parte integrante da sua vida, tendo concluído o Curso Complementar de Piano e participado até à data em inúmeras atividades culturais e musicais (concertos, coros, óperas, direção de cena, nas mais importantes salas de espetáculo da capital como CCB, Coliseu e Teatro Nacional de São Carlos). Sempre conseguiu coordenar as suas duas áreas de formação: a psicologia e a música, tendo lecionado expressão musical a um público infantil (creche, jardim de infância e 1º ciclo) desde 2004. A integração das duas áreas tornou-se inevitável, manifestando-se no crescente interesse pela Musicoterapia.

 

© 2017 Clínica Serenum

Lisboa - 91 723 97 54

  • facebook